domingo, 14 de junho de 2009

Católico festejam o Corpo de Cristo

Em latim, Corpus Christi, em português, Corpo de Cristo. Todo ano em uma quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, católicos fiéis do mundo todo celebram o Corpo de Cristo e um dos sacramentos: a Eucaristia.

Também em todo o mundo é uma tradição a confecção dos tapetes nas ruas para a passagem do Corpo Eucarístico. Por isso, no Espírito Santo, as comunidades católicas reuniram os fiéis que tomaram as ruas com muita fé e criatividade.

Munidos de pós de café, champinha, areia, pedras, garrafas pet, grãs de milho, feijão e arroz, tecidos e outros materiais recicláveis ou não, os católicos do município de Castelo estiveram trabalhando na confecção desde a noite de quarta-feira (10). Aliás, desde o início do ano. Pois na cidade, o mais popular destino de capixabas e turistas nesta época do ano, a população junta o material desde o início do ano.

Com misturas de cores, e diversos materiais, retratam os quadros com imagens ligadas à Eucaristia. Juntos, os quadros compõem o tapete de até 1,2 mil metros de comprimento. A comemoração atrai cerca de 60 mil pessoas e conta ainda com 500 voluntários na confecção. Para o Padre Marcio Ferreira, os tapetes significam a “manifestação pública da fé do povo”.

Na capital as comunidades, de forma mais modesta, também se esmeraram na produção do caminho por onde depois passará a procissão de Corpus Christi. Na paróquia Sagrada Família, em Jardim Camburi, os fiéis já confeccionam os tapetes há quatro anos. Cada equipe faz seu quadro, mas no fim, todas as equipes se ajudam e tudo viram uma grande confraternização. Seja com mão-de-obra ou com materiais. “Aqui somos divididos em quatro comunidades e uma matriz. Todos se ajudam. Buscamos Deus e queremos que outras pessoas também o conheçam”, falou a economista Elizângela Cruz.

“Os tapetes são como a entrada de Jesus em Jerusalém. É como se Ele estivesse passando, curando e libertando quem o segue”, explicou a operadora de telemarketing, Lucimar Soares de Jesus, que trabalhou da produção no Santuário-Basílica de Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário